Notícias
Certificação digital: 75% das empresas paulistas não têm essa tecnologia
O principal motivo apontado por 53% dos empresários é que essa tecnologia não é necessária
Um levantamento realizado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) indicou que 75% das empresas paulistas ainda não possuem a Certificação Digital.
O principal motivo apontado por 53% dos empresários é que essa tecnologia não é necessária, enquanto 29% disseram não ter conhecimento do assunto e apenas 2% afirmaram que o preço ainda é muito alto.
“Embora a Certificação Digital tenha sido massivamente debatida nos últimos meses, grande parte do empresariado apresenta desconhecimento do assunto”, declarou a superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi.
O estudo afirmou ainda que a porcentagem das empresas que não têm a certificação digital é maior no segmento do comércio varejista (84%), seguido pelo comércio atacadista (77%) e serviços (74%). Na indústria, 70% dos empresários disseram não ter o certificado, enquanto nas instituições financeiras, o índice é menor, com 55%.
Sobre a certificação digital
A certificação digital é uma identidade eletrônica da pessoa jurídica que permite efetuar pagamentos, estabelecer parcelas para cobranças de impostos, solicitar certidão negativa, emitir nota fiscal eletrônica e obter documentos sobre a situação fiscal.
Desde do ano passado, a certificação digital é utilizada pelas empresas optantes pelo lucro real, mas a partir de abril será obrigatória tanto para empresas de lucro real ou arbitrado quanto para presumido. Segundo a Fenacon (Federação Nacional das Empresas Contábeis, de Assessoramento, Perícia, Informações e Pesquisas), existe a possibilidade de que se estabeleça a mesma exigência de certificação para as MPEs (Micro e Pequenas Empresas) em 2011.
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3832 | 5.3862 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.21891 | 6.23441 |
| Atualizado em: 30/10/2025 13:15 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% |