CCJ aprova consolidação de leis previdenciárias em um único texto
			A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira a consolidação da legislação previdenciária em vigor.
		
	
	
		
		A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta  terça-feira a consolidação da legislação previdenciária em vigor. O relator,  deputado Colbert Martins (PMDB-BA), recomendou a aprovação do Projeto de Lei  7078/02, do Poder Executivo, e do substitutivo do Grupo de Trabalho de  Consolidação das Leis, aprovado em  julho de 2008. 
A proposta "suprime os dispositivos legais repetitivos,  dá homogeneidade à redação e reúne todos os textos em uma única lei e, com isso,  propicia maior efetivação das normas constitucionais e oferece aos seus  destinatários maior segurança e facilidade na observância e aplicação da  legislação previdenciária", destacou o relator.
A CCJ aprovou a  constitucionalidade, a juridicidade e a técnica legislativa tanto do projeto  original quanto do substitutivo do grupo de trabalho, que exclui do texto as  regras relativas ao custeio da Previdência e incluiu leis aprovadas desde a  apresentação da proposta, em 2002. O texto ainda precisa ser analisado pelo  Plenário.
Sistematização
As chamadas leis de consolidação ou  consolidações de lei têm por característica sistematizar em um texto apenas  legislações sobre determinada matéria espalhadas em diversos diplomas. 
A  lei consolidada não promove mudanças de conteúdo na legislação, mas pode  descartar regras que caíram em desuso ou que passaram a ser consideradas  inconstitucionais. A consolidação mais famosa em vigor é a das Leis do Trabalho  (CLT), que, na verdade, é quase um código, por incluir diversas normas que não  existiam nos vários textos que nela foram sistematizados.