Garantido a uma empresa exportadora direito a crédito presumido de IPI para fins de compensação
			A 8ª Turma do TRF da 1ª Região entende que empresa produtora e exportadora de mercadorias nacionais faz jus a crédito presumido do IPI, nos termos da Lei 9.363/1996, afastando-se a aplicação da IN 23/1997
		
	
	
		
		A 8ª Turma do TRF da 1ª Região entende que empresa produtora e exportadora de  mercadorias nacionais faz jus a crédito presumido do IPI, nos termos da Lei  9.363/1996, afastando-se a aplicação da IN 23/1997, desde a edição da MP  948/1995 (convertida na Lei 9.363/1996) até o advento da MP 1.807, que suspendeu  o crédito presumido do IPI, excluída a taxa SELIC na correção do  crédito.
A empresa, uma siderúrgica envolvida com produção e comércio de  ferro-gusa e seus subprodutos para os mercados interno e externo, requereu  declaração de existência de relação jurídica quanto ao crédito presumido de IPI  para ressarcimento do PIS e da COFINS sobre a totalidade das aquisições de  insumos. Isso, independentemente se adquiridos de pessoa jurídica contribuinte  do PIS e da COFINS, de pessoas físicas ou de produtores rurais, até fevereiro de  2004, qualquer que seja a opção de apuração do lucro da empresa e, após  fevereiro de 2004, quando a autora fez opção pela apuração do lucro  presumido.
Pede ainda que a União pague os valores, que ela não  escriturou, de crédito de IPI, para ressarcimento do PIS e da COFINS nas  aquisições de insumos de pessoas físicas ou de produtores rurais, atualizados  pela taxa SELIC, ou a compensação, com tributos federais vencidos ou  vincendos.
A relatora, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso,  explicou que o crédito presumido de IPI, previsto na Lei 9.363/1996, constituiu  um benefício fiscal destinado ao incentivo da exportação. Sendo benefício que  visa ao incentivo à exportação, basta que a empresa comprove ser produtora e  exportadora de mercadorias nacionais (no caso, carvão vegetal e ferro-gusa),  fato este que, pelos documentos, está suficientemente demonstrado. Esclareceu  que a exibição das notas fiscais referentes à aquisição de matérias-primas,  produtos intermediários e de material de embalagens, no mercado interno, não é  pressuposto para reconhecimento do direito ao crédito, pois a apresentação  desses documentos é necessária para se perquirir a base de cálculo de tal  benefício, para se apurar o montante do eventual crédito, mas não para se  constatar o direito ao crédito presumido de IPI, nos termos determinados pelo  art. 1º da Lei 9.363/1996.
Quanto à questão referente à IN 23/1997,  restringindo a dedução do crédito presumido do IPI somente às pessoas jurídicas  contribuintes efetivas do PIS/PASEP e da COFINS, a desembargadora asseverou que  esta fere o princípio da legalidade estrita, ao ultrapassar os limites impostos  pela Lei 9.363/1996.
AC 2007.38.12.000493-9/MG.