Projeto cria dedução no IR para garantir renda extra a autônomos
			A Câmara analisa o Projeto de Lei 5083/09, do deputado Jefferson Campos (PTB-SP), que permite aos trabalhadores autônomos deduzirem, do Imposto de Renda (IR) devido em dezembro, 1/11 dos rendimentos recebidos por meio de serviço não assalariado.
		
	
	
		
		A Câmara analisa o Projeto de Lei 5083/09, do deputado Jefferson Campos  (PTB-SP), que permite aos trabalhadores autônomos deduzirem, do Imposto de Renda  (IR) devido em dezembro, 1/11 dos rendimentos recebidos por meio de serviço não  assalariado. 
A medida valerá para os casos em que o próprio contribuinte  realiza antecipações mensais do IR por meio do "carnê-leão". No caso dos  trabalhadores autônomos que prestam serviço para pessoas jurídicas, a dedução  será feita pela própria empresa pagadora.
Injustiça
O objetivo  da proposta, segundo seu autor, é acabar com uma injustiça hoje existente em  relação aos trabalhadores autônomos. Ele lembra que os assalariados recebem o  13º salário, enquanto os autônomos, além de não terem essa remuneração extra,  são obrigados a fazer maiores esforços para pagá-la aos seus  empregados.
"Em dezembro de cada ano, os trabalhadores autônomos  enfrentam grandes dificuldades financeiras, o que diminui a sua capacidade  contributiva", afirma Jefferson Campos. 
Tramitação
O projeto  será analisado em caráter  conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e  Justiça e de Cidadania.