Benefícios: Valor não sacado em 60 dias é bloqueado pelo INSS
			Medida é adotada para evitar fraude e saque à revelia do beneficiário
		
	
	
		
		Aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem por meio de cartão  magnético e não sacam o benefício 60 dias após a data do crédito ficam impedidos  de retirar o dinheiro. É que, por medida de segurança, o banco devolve o valor  ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que bloqueia o pagamento até que  o segurado procure o Agência da Previdência Social (APS) que mantém seu  benefício para regularizar o pagamento. 
O bloqueio é efetuado para  evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do  valor por terceiro, à revelia do beneficiário. Na folha de abril, o cartão foi  opção de 15.197.597 pagamentos, sendo 10.185.319 na área urbana e 5.012.278 na  área rural. 
O segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve  ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do  benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma, deve se fornecer a senha a  terceiros. Como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências  previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados  diretamente ao portador. 
O INSS recomenda que, em caso de dúvida no  momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um  funcionário do banco e nunca procure ajuda de outras pessoas. 
A  modalidade de pagamento com cartão não é conta corrente. Não há tarifa. Além do  cartão magnético, há duas formas de recebimento, que são o depósito em conta  corrente e o Pagamento Alternativo de Benefício (PAB), por meio de ordem de  pagamento.A opção é indicada pelo segurado no momento da requisição do benefício  na APS.