Notícias
Multinacionais na mira do Fisco
Na semana passada, a Secretaria Nacional de Justiça firmou convênio com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, para que o DRCI passe a atuar também na investigação sobre empresas multinacionais que deixam pesadas
Na semana passada, a Secretaria Nacional de Justiça firmou convênio com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, para que o DRCI passe a atuar também na investigação sobre empresas multinacionais que deixam pesadas dívidas tributárias no Brasil, mas acabam ficando impunes porque a sede da matriz é em outros países. Trata-se de uma forma indireta de evasão de divisas, que será combatida com ações de bloqueio das atividades no Brasil. Na mira estão empresas estabelecidas nas vizinhas Argentina e Uruguai. Algumas delas pertencem a brasileiros.
É mais um passo moralizar o mercado e, ao mesmo tempo, engordar o caixa do governo com a arrecadação de tributos nunca recolhidos. O combate à sonegação ou a evasão de divisas camuflada em fundos investimentos operados por financistas brasileiros é um velho desafio aos órgãos de fiscalização do governo, como Banco Central, Polícia Federal, Receita e DRCI, agora mais integrados na investigação.
A Operação Satiagraha demonstrou, segundo a Polícia Federal, que o Grupo Opportunity utilizava um de seus fundos para movimentar dinheiro de brasileiros no exterior, o que é proibido e tornou o banqueiro Daniel Dantas réu por gestão fraudulenta num dos processos que correm na Justiça Federal em São Paulo. Mas a fortuna que se encontra no exterior tem raízes mais profundas. Em 2003, a CPI do Banestado trouxe à superfície a ponta do iceberg: o montante escondido por investidores ou criminosos em geral alcançaria cerca de US$ 170 bilhões.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 12)
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3594 | 5.3624 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.16143 | 6.17665 |
| Atualizado em: 05/11/2025 23:59 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% |