Notícias

RO - Rondônia: Sistema integrado diminuirá tempo para abertura de empresa

O Projeto Integrar foi elaborado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) com o objetivo de diminuir o tempo para a abertura de uma empresa.

O Projeto Integrar foi apresentado às entidades ligadas à abertura e fechamento de empresa na tarde de ontem (08). O programa será implantado na Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer) e demais órgãos que emitem documentos para legalização de firmas. Na próxima quinta-feira (10), o programa será apresentado a contadores.

O Projeto Integrar foi elaborado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) com o objetivo de diminuir o tempo para a abertura de uma empresa, tendo sido implantado há cerca de oito anos. Segundo o site do Banco Mundial, a média brasileira de tempo para abertura de empresa é de 107 dias. Em Minas Gerais um estabelecimento comercial fica legalizado em cinco dias. 

O programa foi cedido ao Estado de Rondônia através de convênio firmado entre a Jucer, a Jucemg e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional). Rondônia é o décimo Estado a aderir ao Projeto Integrar.

Henrique Leite, Jucer RO O presidente da Jucer, Henrique de Souza Leite, diz que o programa irá facilitar e agilizar todos os atos mercantis que envolvem a legalização e formalização de empresas. “O nascimento da empresa é aqui na Junta. Por isto seremos o órgão integrador. Mas o programa também será implantado nos órgãos estaduais que são responsáveis pelo processo”. 

De acordo com chefe de Serviço de Registro Empresarial da Jucemg, Moacir Alves Teixeira, a implantação em Minas Gerais foi um processo longo. “A vantagem para Rondônia é que o projeto já está enxuto e com adaptações”. 

O Projeto Integrar também pode ser aderido pelos municípios. Por enquanto, Porto Velho foi a única cidade a aceitar o programa. “O objetivo é começar colocando o projeto nos 11 municípios que temos escritórios”, fala o presidente da Jucer. 

O programa começará a funcionar em fase experimental na próxima segunda-feira (14). A partir do dia 28 será obrigatório para viabilidade e Ficha de Cadastro Nacional (FCN).

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6505 5.6535
Euro/Real Brasileiro 6.35324 6.36943
Atualizado em: 09/05/2025 16:44

Indicadores de inflação

02/202503/202504/2025
IGP-DI1,00%-0,50%0,30%
IGP-M1,06%-0,34%0,24%
INCC-DI0,40%0,39%0,52%
INPC (IBGE)1,48%0,51%0,48%
IPC (FIPE)0,51%0,62%0,45%
IPC (FGV)1,18%0,44%0,52%
IPCA (IBGE)1,31%0,56%0,43%
IPCA-E (IBGE)1,23%0,64%0,43%
IVAR (FGV)1,81%-0,31%