Notícias
A experiência do usuário começa com a experiência do colaborador
É preciso repensar o papel dos funcionários, principalmente aqueles que estão na linha de frente com o cliente, interagindo com ele.
Responda rápido: como anda a motivação dos funcionários dentro de sua empresa? Se você ainda não pensou nisso, é bom rever seus conceitos e começar a tratar seriamente este assunto.
Quando as pessoas trabalham sem saber exatamente o que a organização faz e entrega, quais são seus valores e mensagens para a sociedade, elas não irão render o esperado e, consequentemente, afetarão o desenvolvimento dos negócios. Afinal, a boa experiência do usuário, item desejado pela grande maioria dos empreendedores atualmente, começa justamente pelos colaboradores motivados.
É um tema pouco debatido e avaliado em todo o mundo. Segundo o levantamento Global Human Capital Trends, realizado pela consultoria Deloitte em 2015, 60% dos profissionais de RH não possuem programas adequados para medir e melhorar a relação dos empregados com a empresa. Além disso, apenas 13% dos colaboradores afirmam que estão engajados em seus atuais serviços.
Hoje, é comum vermos os empresários debatendo a experiência do usuário, mas sempre com um viés tecnicista. Eles querem soluções e produtos que podem automatizar processos e facilitar a jornada do consumidor dentro de sua marca. Na verdade, essa é apenas parte da história. Ainda que esses recursos digitais auxiliem as organizações a melhorarem a interação com o público-alvo, ainda são os colaboradores os principais responsáveis em garantir que a fidelização dos clientes seja rápida e adequada.
Assim, é preciso repensar o papel dos funcionários, principalmente aqueles que estão na linha de frente com o cliente, interagindo com ele. A lógica é simples e infalível: colaborador engajado trabalha mais feliz e realiza suas tarefas melhor. É a ideia por trás do conceito Service-Profit Chain, que trata justamente do cuidado com o profissional como estratégia para garantir uma melhor experiência ao consumidor final. Eles devem atuar como os porta-vozes da empresa.
Para isso, basta utilizar as mesmas táticas já recomendadas no relacionamento com o cliente. Crie personas para os perfis de colaboradores e leve em conta suas motivações e necessidades, identificando as interações que a organização tem com cada um deles. Escute o que eles têm a dizer sobre os processos, promova treinamentos para que se sintam qualificados e confiantes e, principalmente, mantenha-os informados sobre o seu papel e os objetivos no dia a dia da empresa.
O retorno desse investimento não será imediato: leva-se muito tempo para notar mudanças. Mas, é importante entender que a cultura empresarial tem um grande papel na experiência do cliente a longo prazo. A partir desse momento, sua empresa estará pronta para transformar sua gestão e alinhá-la a nova realidade digital. Na era da informação e conectividade, não deixe que justamente a falta dela diante de seus colaboradores afete o desempenho do seu negócio.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.6583 | 5.6683 |
Euro/Real Brasileiro | 6.31313 | 6.32911 |
Atualizado em: 16/05/2025 18:15 |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | 0,30% |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | 0,52% |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | 0,45% |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | 0,52% |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | 0,43% |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | 0,43% |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% | 0,79% |