Notícias

Associativismo torna pequenas e médias empresas mais competitivas no mercado

É muito provável que em algum momento da sua vida você tenha ouvido que a união faz a força. E é com base nesse ditado popular que muitas empresas têm adotado o associativismo para o seu modelo de negócio.

É muito provável que em algum momento da sua vida você tenha ouvido que a união faz a força. E é com base nesse ditado popular que muitas empresas têm adotado o associativismo para o seu modelo de negócio.

Associativismo: aplicar melhores margens de comercialização faz com que as empresas obtenham um ganho considerável no faturamento

Segundo a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Frebafar), a união de 56 redes que somam 10 mil estabelecimentos de farmácias por meio do associativismo , obteve alta de 20,8% no faturamento das mesmas entre janeiro e outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2016. Enquanto que no restante do mercado, o crescimento foi de 12,85%, de acordo com dados da IQVIA.

Para quem não está familiarizado com o termo, ele se refere a uma metodologia em que empresas de qualquer segmento econômico, que utilizam a mesma matéria-prima e comercializem os mesmos produtos ou prestem o mesmo tipo de serviço, se unem.

Entretanto, para implantar a lógica de organização é necessário um grupo mínimo de empresas capaz de suportar os custos de transição e de manutenção de uma central de negócios , além do marketing e serviços, após apuração de viabilidade econômica.

"De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações. Por isso, o associativismo surge para fortalecer os pequenos e médios negócios, tornando-os competitivos, a fim de elevar o padrão de qualidade de seus produtos e serviços, minimizando custos e possibilitando seu acesso a novos mercados consumidores", explica o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Conheça os principais pontos relacionados à metodologia levantados por Tamascia:

1. União

O associativismo permite troca de experiências entre empresários em prol do crescimento comum, além de oferecer compartilhamento de ganhos referentes à cultura empreendedora.

2. Compra conjunta

O presidente da Febrafar também enfatiza que com esse modelo é possível conseguir compras conjuntas, proporcionando aos associados maior poder de barganha e acesso a grandes fornecedores do mercado.

3. Fixação da marca

A utilização de uma marca renomada na fachada do negócio e nas suas dependências associa o negócio à Rede.

4. Lucratividade

Aplicar melhores margens de comercialização faz com que as empresas obtenham um ganho considerável no faturamento.

5. Parcerias

Fechar parcerias com fornecedores é essencial para implementar ações promocionais nos estabelecimentos. Mas, se o gestor for um passo além, e fortalecer a cooperação será melhor ainda para o desenvolvimento da rede.

6. Conceito de loja

As recomendações da rede em relação à fachada, o layout interno e externo, uniformização dos funcionários até a informatização e modernização dos processos têm proporcionado melhoria nos negócios.

7. Competitividade

Ao comprar bem e barato, maximizar e diversificar os produtos oferecidos, por meio de entendimento das reais necessidades dos clientes, o estabelecimento que faz parte do associativismo se torna mais competitivo como um todo e ganha mais visibilidade no mercado.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6417 5.6517
Euro/Real Brasileiro 6.41026 6.42674
Atualizado em: 23/05/2025 18:17

Indicadores de inflação

02/202503/202504/2025
IGP-DI1,00%-0,50%0,30%
IGP-M1,06%-0,34%0,24%
INCC-DI0,40%0,39%0,52%
INPC (IBGE)1,48%0,51%0,48%
IPC (FIPE)0,51%0,62%0,45%
IPC (FGV)1,18%0,44%0,52%
IPCA (IBGE)1,31%0,56%0,43%
IPCA-E (IBGE)1,23%0,64%0,43%
IVAR (FGV)1,81%-0,31%0,79%