Notícias

O valor do feedback do cliente para o sucesso do seu negócio

Empreendedores devem estar sempre alinhados com seus clientes sobre todos os aspectos da empresa.

” As únicas decisões que definem o sucesso da sua empresa são as dos seus clientes.” Bob Dorf

Empresas são criadas para solucionar o problema de alguém. Partindo desse ponto, é preciso entender o problema a ser solucionado, qual a melhor forma de solucioná-lo e, principalmente, como as pessoas que passam pelo problema gostariam de tê-lo solucionado. Feedbacks são fundamentais para colocar qualquer negócio no mundo e dar continuidade a ele.

Empreendedores devem estar sempre alinhados com seus clientes sobre todos os aspectos da empresa. Antes de tomar qualquer decisão na sua jornada empreendedora, é preciso validar suas hipóteses com as únicas pessoas que podem te dar uma impressão verdadeira e imparcial delas. Se, de 50 pesquisados, pelo menos 15 ou 20 te derem um feedback similar, pode ser que você esteja no caminho certo.

Bob Dorf, co-autor do livro “The startup owners’ manual” explica o método “Customer Development“, que basicamente sistematiza a coleta de feedbacks dos clientes e enfatiza o valor do contato com o cliente para um bom negócio.

Manter um canal de conversa contínua com as pessoas que pagam pelo seu produto ou serviço é vital. Por isso, saia do escritório! Vá para a rua e fale com seus clientes!

 

Artigo originalmente publicado no portal da Endeavor Brasil, organização mundial de fomento ao empreendedorismo. Conheça mais sobre a Endeavor e seus conteúdos: www.endeavor.org.br

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.6516 5.6616
Euro/Real Brasileiro 6.38978 6.40615
Atualizado em: 02/05/2025 18:22

Indicadores de inflação

02/202503/202504/2025
IGP-DI1,00%-0,50%
IGP-M1,06%-0,34%0,24%
INCC-DI0,40%0,39%
INPC (IBGE)1,48%0,51%
IPC (FIPE)0,51%0,62%
IPC (FGV)1,18%0,44%
IPCA (IBGE)1,31%0,56%
IPCA-E (IBGE)1,23%0,64%0,43%
IVAR (FGV)1,81%-0,31%