Notícias
Entenda o novo leilão do 4G
O 4G já está disponível em grandes centros urbanos, mas na faixa de frequência de 2,5 GHz, que é inviável para a expansão do serviço a todo o território nacional
O novo leilão da internet de banda larga 4G tem como objeto destinar a faixa de frequência de 700 MHz à expansão dos serviços de última geração, que garantem maior velocidade e capacidade de transmissão que o 3G, mais difundido atualmente.
O 4G já está disponível em grandes centros urbanos, mas na faixa de frequência de 2,5 GHz, que é inviável para a expansão do serviço a todo o território nacional. A faixa de 700 MHz, que será leiloada em 30 de setembro, é considerada mais indicada por exigir menos estrutura física para a transmissão de dados.
A faixa de 700 MHz é ocupada, hoje, pela TV analógica, em processo de substituição pela TV digital, o que deve ser concluído até 2016.
Um problema apontado por especialistas é que o 4G e a TV digital ocuparão espaços muito próximos do espectro, o que provocaria interferências do sinal telefônico no televisivo. A solução encontrada para isso foi exigir das empresas concorrentes no leilão investimentos específicos em soluções como filtros de sinal a serem instalados nos receptores digitais e em infraestrutura de transmissão mais eficiente.
Além disso, as empresas ficarão responsáveis por bancar boa parte do processo de digitalização do sinal televisivo, como contrapartida por poderem ocupar o espaço atual da TV analógica. Isso virá, por exemplo, na forma da compra de conversores de sinal para televisores domésticos, que o governo distribuirá entre os beneficiários do Programa Bolsa Família.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
status | N/D | N/D |
code | N/D | N/D |
message | N/D | N/D |
Atualizado em: Data indisponível |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |