Notícias

A coisa tá ruim ou somos ruins: empresas, concorrentes e mercados

Nacionalidade empresarial: pensar, integrar e unir forças pelos resultados rumo à conquistas de mercado, que antes pareciam desertos

Autor: Sérgio Dal SassoFonte: Administradores.comTags: empresariais

Para toda análise que fazemos dependemos de informações, e com o mundo é competitivo, de parcerias e enriquecimento para a superação das dificuldades. Nesse caso tudo que some deve ser obtido e concluído para que esteja em tempo real no balcão das nossas atividades.

1 - O esforço pelas buscas de respostas sobre as nossas atividades dependem da forma do como estamos próximos, da afetividade e relacionamento junto aos nossos clientes e concorrentes. Digo concorrentes, com certa reserva, pois não devemos pensar que quem atua no mesmo mercado é o obstáculo que impede nossos avanços, pelo contrário erramos muito por aqui pelo fato de acharmos que quem está no nosso lado brigando pelas mesmas coisas é o principal alvo. O alvo a ser vencido é o mercado e a forma do como podemos amplia-lo para que todos conquistem sua fatia, dando sustentabilidade ao grupo e representatividade a região que forma o conjunto qualificado de operações similares.

2 - Na verdade nos mercados maduros, muitas pessoas e empresas do mesmo segmento procuram se unir para que juntos pensem no que fazer para ampliar as suas possibilidades e assim criarem referências em seus negócios, formando parcerias e engrossando em forma de forças para ganhar escalas, e por tabela aumentando suas presenças em regiões onde não possuem estrutura suficiente para agirem isoladamente.

3 - A vaidade individual de querer superar o vizinho é sempre menos importante do que a humildade de querer agregar mais consistência na forma do como pensamos e fazemos o nosso dia a dia para conquistar coisas, onde em um primeiro momento aparentavam serem desertas.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.4182 5.4212
Euro/Real Brasileiro 6.315 6.365
Atualizado em: 12/12/2025 19:02

Indicadores de inflação

09/202510/202511/2025
IGP-DI0,36%-0,03%0,01%
IGP-M0,42%-0,36%0,27%
INCC-DI0,17%0,30%0,27%
INPC (IBGE)0,52%0,03%0,03%
IPC (FIPE)0,65%0,27%0,20%
IPC (FGV)0,65%0,14%0,28%
IPCA (IBGE)0,48%0,09%0,18%
IPCA-E (IBGE)0,48%0,18%0,20%
IVAR (FGV)0,30%0,57%0,37%