Notícias
Ouvir: o diferencial do melhor vendedor
Quem não sabe ouvir também não consegue falar assertivamente.
Todo negócio está fundamentado nas vendas. Afinal de contas sãos as vendas que garantem o faturamento de qualquer negócio. O vendedor é conhecido publicamente por sua característica de falar bem, se apresentar bem e ter um ótimo poder de persuasão. Muitos até têm medo do vendedor quando vêem um.
No mercado veremos vários tipos de vendedores diferentes, mas a comunicação é essencial e necessária para os resultados de todos. E como todos já devem ter ouvido e/ou percebido todos nós possuímos dois ouvidos e uma boca. Essa observação tem muito a ver com a qualidade da comunicação. Pense um pouco. Quem não sabe ouvir também não consegue falar assertivamente. Portanto a maior qualidade do vendedor é ouvir para ser assertivo em sua fala.
Quanto mais complexa a venda, mais necessário é ouvir. Ouvir é essencial, pois ajuda o vendedor a interpretar o que realmente deseja o comprador. Quando o vendedor está realmente atento às necessidades do comprador ele consegue oferecer o produto ideal para o consumidor. Esse processo aumenta a confiabilidade da venda e com a concretização do negocio garante uma maior satisfação do cliente, já que ele comprará o que realmente precisa e não o que lhe empurrarem.
Em negócios mais simples esse processo de ouvir é até mais fácil, mas principalmente no mercado corporativo onde as negociações tendem a ser mais voluptuosas a qualidade de ouvir se torna mais importante para identificação do perfil do cliente e indicação do produto/serviço mais adequado. Diante dessa observação o vendedor deve se comportar como um consultor e deixar de ser vendedor. O trabalho do profissional hoje deixou de ser um simples vendedor para se tornar o de um profissional que ofereça soluções através de seus produtos/serviços.
Quando isso acontece todas as partes ganham. O vendedor fecha sua venda, conquista seu cliente e pode ganhar indicações preciosas. O cliente tem suas necessidades realmente atendidas, se sentem satisfeitos e tendem a fazer futuros negócios e criar um marketing positivo a partir de sua experiência.
O ideal é que toda venda realizada apresente o resultado ganha-ganha. Onde todos envolvidos saem ganhando. Para que isso aconteça o vendedor é a peça chave. Ele mais que ninguém conhece seu produto e por isso ele deve treinar e usar a habilidade e ouvir. Quanto mais ele se dispor a ouvir com cuidado e fazer as perguntas certas, mais ele conseguirá extrair as informações necessárias para conhecer as necessidades dos seus clientes e oferecer o seu produto de acordo com que ele precisa.
Quanto mais o cliente fala mais sucesso pode ter o vendedor. Conhecer o cliente e fazer as perguntas certas é essencial para o sucesso do negocio. Dependendo da situação o próprio cliente irá fechar a sua venda através de sua própria percepção e analise. Ouvir é essencial, pense nisso.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7483 | 5.7513 |
Euro/Real Brasileiro | 6.48508 | 6.50195 |
Atualizado em: 08/05/2025 04:45 |
Indicadores de inflação
02/2025 | 03/2025 | 04/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,00% | -0,50% | |
IGP-M | 1,06% | -0,34% | 0,24% |
INCC-DI | 0,40% | 0,39% | |
INPC (IBGE) | 1,48% | 0,51% | |
IPC (FIPE) | 0,51% | 0,62% | 0,45% |
IPC (FGV) | 1,18% | 0,44% | |
IPCA (IBGE) | 1,31% | 0,56% | |
IPCA-E (IBGE) | 1,23% | 0,64% | 0,43% |
IVAR (FGV) | 1,81% | -0,31% |