Notícias
Inadimplência cai com juros
Em maio de 2011, o índice havia atingido 62,9 pontos.
Os consumidores podem esperar novas quedas das taxas de juros no segundo semestre do ano. Segundo o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em depoimento ontem na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (Cae), ainda não chegou à ponta toda a redução de 400 pontos que o Comitê de Política Monetária (Copom) provocou na taxa básica de juros da economia nos últimos meses.
Com a queda dos juros para o consumidor, Tombini também espera uma queda consistente da inadimplência que, em abril, bateu em 7,6% das operações com as pessoas físicas e assustou o sistema financeiro. De acordo com Tombini , as quedas do juro e do spread — que é o que os bancos ganham ao emprestar os recursos captados de terceiros — e a aceleração da economia, assim como a garantia de emprego e renda crescentes, irão ajudar no recuo da inadimplência.
De acordo com Tombini, graças aos estímulos que o governo tem dado a determinados setores da economia os consumidores encontram melhores condições de financiamento. Um exemplo são os empréstimos para a aquisição de veículos. Segundo dados do BC, os financiamentos a partir de agosto de 2011 já apresentam inadimplência menor.
O presidente do BC assegurou que as famílias brasileiras têm um perfil de dívida de curto prazo, o que contribuiu para uma mudança do padrão da inadimplência também num horizonte mais curto. Para Tombini, a concessão de crédito não está parada no país e há espaço para crescimento a taxas mais moderadas.
O otimismo das famílias em relação à economia do país manteve-se estável em maio, segundo levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Índice de Expectativas das Famílias (IEF), medido mensalmente, registrou, tanto em maio quanto em abril, 67 pontos. Em maio de 2011, o índice havia atingido 62,9 pontos.
Links Úteis
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3813 | 5.3843 | 
| Euro/Real Brasileiro | 6.22278 | 6.2383 | 
| Atualizado em: 30/10/2025 22:38 | ||
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% | 
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 
