Notícias

Micro e Pequenas Empresas estão de olho na Classe C

Em palestra no Sebrae, publicitário vai dar dicas de como conquistar esse mercado

Autor: Warlem SabinoFonte: Revista Incorporativa

Formada por 104 milhões de brasileiros, a classe C, ou nova classe média, movimentou ano passado mais de R$ 1 trilhão e se tornou majoritária no país, suplantando as classes A e B juntas. E as mulheres, cuja renda cresceu 71% em dez anos, deixam de ser coadjuvantes nesse mercado consumidor e assumem papel de protagonistas.

"Se formos considerar que a mulher influencia da roupa do marido à compra do carro, o micro empresário deve parar de agir como se ela fosse uma mera coadjuvante do consumo e encará-la como a verdadeira protagonista, aquela que faz acontecer", explica Renato Meirelles, publicitário especialista em economia popular e sócio-diretor do Instituto Data Popular.

Com essas e outras dicas Renato vai essinar como os micro e pequenos empresários, além dos empreendedores individuais, podem abocanhar uma fatia desse mercado. O especialista ministrará palestra na próxima segunda-feira (26), às 19h30, no auditório do Sebrae em Goiás, na capital. A palestra faz parte do ciclo de seminários promovido pela instituição.

Meirelles também lembra que a consumidora emergente não se propõe a pagar preços abusivos, tampouco adquirir produtos vagabundos. "Engenhosa e inteligente, essa mulher, que geralmente é a responsável pelo orçamento familiar, sabe como ninguém oferecer o melhor para a família. Ela não se permite errar, pois o orçamento é restrito, por isso vai preferir o sabão de preço intermediário, que rende mais, a comprar o mais barato, que deixa resíduos nas roupas e acaba antes da próxima compra."

Outra dica do especialista, tendo como base pesquisa feito pelo Instituto Data Popular, é quanto a distribuição de gastos da nova classe média. As famílias tendem a empregar mais dinheiro na remuneração de profissionais e empresas prestadoras de serviços do que em compras de bens e artigos diversos (65,2% contra 34,8%). "As mulheres têm investido bastante nos cuidados com a casa, sejam reparos ou decoração, serviços de beleza e alimentação fora de casa."

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.4182 5.4212
Euro/Real Brasileiro 6.315 6.365
Atualizado em: 12/12/2025 19:02

Indicadores de inflação

09/202510/202511/2025
IGP-DI0,36%-0,03%0,01%
IGP-M0,42%-0,36%0,27%
INCC-DI0,17%0,30%0,27%
INPC (IBGE)0,52%0,03%0,03%
IPC (FIPE)0,65%0,27%0,20%
IPC (FGV)0,65%0,14%0,28%
IPCA (IBGE)0,48%0,09%0,18%
IPCA-E (IBGE)0,48%0,18%0,20%
IVAR (FGV)0,30%0,57%0,37%